GOVERNO DO ESTADO DE MATO GROSSO
SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO
ESCOLA ESTADUAL PROFª. DIONE AUGUSTA SILVA SOUZA
ORIENTAÇÃO PARA ELABORAÇÃO DE
TRABALHO ACADÊMICO
1. REGRAS DE APRESENTAÇÃO
A apresentação escrita de um trabalho escolar deverá ser realizada conforme as indicações abaixo;
a) Tipo de papel: para trabalhos manuscritos devem ser utilizados papéis do tipo almaço com linhas. Para trabalhos digitados devem ser utilizados papéis brancos do tipo A4.
b) Escrita: os trabalhos digitados devem ser impressos com tinta preta, e apenas em um dos lados da folha. Os trabalhos manuscritos devem ser escritos com tinta azul e com letra legível.
c) Letra: para trabalhos digitados: Arial ou Times New Roman tamanho 12. Para trabalhos manuscritos, letra legível e sem rasura.
d) Paginação: as
folhas dos trabalhos devem ser contadas sequencialmente desde o sumário, mas
não numeradas. A numeração
é colocada a partir da introdução.
O número localiza-se na borda superior do papel, margeado a direita.
2. ESTRUTURA
A estrutura de um
trabalho escolar compreende: capa, sumário, introdução, desenvolvimento,
conclusão, referências e anexos:
a) Capa:
é a identificação do trabalho, e deve seguir o padrão proposto pelo Colégio.
b) Sumário: relação dos assuntos abordados em seu trabalho e distribuição temática
c) Introdução: neste item você vai explicar rapidamente do que se trata o trabalho e o que você pretende com ele.
b) Sumário: relação dos assuntos abordados em seu trabalho e distribuição temática
c) Introdução: neste item você vai explicar rapidamente do que se trata o trabalho e o que você pretende com ele.
d) Desenvolvimento:
é o miolo e a parte mais importante do trabalho. Desenvolva um texto claro e
objetivo, explicando o assunto abordado, dando exemplos, citando trechos de
livros (sempre entre aspas e com citação bibliográfica), levantando hipóteses
etc.
e) Conclusão: coloque seu ponto de vista sobre o assunto e encerre o texto com sua conclusão final.
e) Conclusão: coloque seu ponto de vista sobre o assunto e encerre o texto com sua conclusão final.
f) Referências (Bibliografia e Webgrafia): não se esqueça de citar todos
os livros, apostilas, sites e outros materiais que você utilizou em seu
trabalho.
2.1 - CAPA
* Observação: Não se deve desenhar ou colar figuras na capa:
* O título deve ser destacado: sublinhado ou escrito em letra de imprensa maiúscula.
* Grampear a capa ao restante do trabalho, não usar fitas ou clips.
* Observação: Não se deve desenhar ou colar figuras na capa:
* O título deve ser destacado: sublinhado ou escrito em letra de imprensa maiúscula.
* Grampear a capa ao restante do trabalho, não usar fitas ou clips.
2.2
SUMÁRIO
Apresenta
a enumeração dos capítulos e divisões presentes no trabalho, na mesma ordem e grafia
em que aparecem e com as respectivas indicações de páginas.
2.3 INTRODUÇÃO
A Introdução é o primeiro elemento textual; é a parte na qual o assunto é apresentado na sua totalidade, sem detalhes, deve ser definido, com clareza. Para isso, deve-se indicar a finalidade e os objetivos do tralho, esclarecer sobe qual ponto de vista o assunto é tratado; enumerar os tópicos principais do texto, encerrando-se com um roteiro do trabalho ou a sequencia de organização da exposição.
2.4-DESENVOLVIMENTO
O Desenvolvimento é o corpo do trabalho: é a parte mais extensa, que indica como o problema foi estudado e na qual o pesquisador apresenta o que foi encontrado: é a fundamentação lógica do trabalho. Deve-se propor a questão, explicá-la, discuti-la e demonstrar a solução proposta, dando subsídios para a conclusão. O desenvolvimento não traz esse título e sim é intitulado pelo assunto da pesquisa e terá tantos subtítulos quantos forem necessários à abrangência do estudo.
2.5-CONCLUSÃO/CONSIDERAÇÕES FINAIS
A conclusão não é um resumo do trabalho, a conclusão é onde você vai colocar o que você concluiu fazendo o trabalho e tudo o que você aprendeu com o tema. Trata-se de um comentário sobre o trabalho, incluindo opinião e pareceres pessoais.
2.6
REFERÊNCIAS
Escreve-se todo o sobrenome do autor com letra maiúscula, seguido do nome com a primeira letra maiúscula e deve ser sublinhado ou destacado, colocando-se o número de edição do livro, o local de publicação, a editora, o ano da publicação. Deve seguir ordem alfabética, pelo sobrenome do autor, nos casos de mais de um livro.
Exemplo:
WEISS, Donald. Como Escrever com Facilidade. São Paulo: Círculo do Livro, 1992.
*Quando a fonte de pesquisa for a internet, deve apresentar o título do texto no site, o endereço eletrônico completo e a data de acesso.
WEISS, Donald. Como Escrever com Facilidade. São Paulo: Círculo do Livro, 1992.
*Quando a fonte de pesquisa for a internet, deve apresentar o título do texto no site, o endereço eletrônico completo e a data de acesso.
Exemplo
A Onda Maldita: como nasceu o Fluminense. Disponível em http://www.actech.com.br/aondamaldita/creditos Acesso em: 13 de out. 2007
A Onda Maldita: como nasceu o Fluminense. Disponível em http://www.actech.com.br/aondamaldita/creditos Acesso em: 13 de out. 2007
Obs.: AS REFERÊNCIAS (bibliografia
ou webgrafia) são obrigatórias. Deve ser feita em folha separada, jamais na
mesma da conclusão.
2.7 ANEXOS
Mapas, gravuras, tabelas, fotos e
todo material relacionado ao tema.
ESTADO DE MATO GROSSO
SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO
ESCOLA ESTADUAL PROFª. DIONE AUGUSTA SILVA SOUZA
ANO LETIVO - 2015
MODELO DA ESTRUTURA DE TRABALHO ACADÊMICO
LEMBRETES!!
1. Os trabalhos acadêmicos deverão seguir a estrutura
acima;
2. Trabalhos
entregues após o prazo, estipulado pelo professor, não serão aceitos ou terão
seu valor alterado.
3. A
pesquisa não é cópia de texto;
4. Procure
seguir a orientação do professor, quanto aos itens a serem abordados no trabalho;
5. Preocupe-se
mais com a qualidade do trabalho do que com a quantidade.
6. Faça
sempre um rascunho para depois passá-lo a limpo.
7. Em caso
de trabalho manuscrito: Use sempre a mesma caneta do começo ao fim do trabalho
(azul) e faça letra legível.
Att. Coordenação Pedagógica.
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