sábado, 11 de abril de 2015

ORIENTAÇÃO PARA ELABORAÇÃO DE TRABALHO ACADÊMICO

GOVERNO DO  ESTADO DE MATO GROSSO
SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO
ESCOLA ESTADUAL  PROFª. DIONE AUGUSTA SILVA SOUZA

ORIENTAÇÃO PARA ELABORAÇÃO DE TRABALHO ACADÊMICO

1. REGRAS DE APRESENTAÇÃO

A apresentação escrita de um trabalho escolar deverá ser realizada conforme as indicações abaixo;
       a) Tipo de papel: para trabalhos manuscritos devem ser utilizados papéis do tipo almaço com linhas. Para trabalhos digitados devem ser utilizados papéis brancos do tipo A4.
       b) Escrita: os trabalhos digitados devem ser impressos com tinta preta, e apenas em um dos lados da folha. Os trabalhos manuscritos devem ser escritos com tinta azul e com letra legível.
       c) Letra:
para trabalhos digitados: Arial ou Times New Roman tamanho 12. Para trabalhos manuscritos, letra legível e sem rasura.
 d) Paginação: as folhas dos trabalhos devem ser contadas sequencialmente desde o sumário, mas não numeradas. A numeração é colocada a partir da introdução. O número localiza-se na borda superior do papel, margeado a direita.
2. ESTRUTURA
A estrutura de um trabalho escolar compreende: capa, sumário, introdução, desenvolvimento, conclusão, referências e anexos:
a) Capa: é a identificação do trabalho, e deve seguir o padrão proposto pelo Colégio.
            b) Sumário: relação dos assuntos abordados em seu trabalho e distribuição temática
            c) Introdução: neste item você vai explicar rapidamente do que se trata o trabalho e o que você pretende com ele.
d) Desenvolvimento: é o miolo e a parte mais importante do trabalho. Desenvolva um texto claro e objetivo, explicando o assunto abordado, dando exemplos, citando trechos de livros (sempre entre aspas e com citação bibliográfica), levantando hipóteses etc.
            e) Conclusão: coloque seu ponto de vista sobre o assunto e encerre o texto com sua conclusão final.
f) Referências (Bibliografia e Webgrafia): não se esqueça de citar todos os livros, apostilas, sites e outros materiais que você utilizou em seu trabalho.
2.1 - CAPA

* Observação: Não se deve desenhar ou colar figuras na capa:
* O título deve ser destacado: sublinhado ou escrito em letra de imprensa maiúscula.
* Grampear a capa ao restante do trabalho, não usar fitas ou clips.
2.2 SUMÁRIO
Apresenta a enumeração dos capítulos e divisões presentes no trabalho, na mesma ordem e grafia em que aparecem e com as respectivas indicações de páginas.
2.3 INTRODUÇÃO

       A Introdução é o primeiro elemento textual; é a parte na qual o assunto é apresentado na sua totalidade, sem detalhes, deve ser definido, com clareza. Para isso, deve-se indicar a finalidade e os objetivos do tralho, esclarecer sobe qual ponto de vista o assunto é tratado; enumerar os tópicos principais do texto, encerrando-se com um roteiro do trabalho ou a sequencia de organização da exposição.

2.4-DESENVOLVIMENTO

       O Desenvolvimento é o corpo do trabalho: é a parte mais extensa, que indica como o problema foi estudado e na qual o pesquisador apresenta o que foi encontrado: é a fundamentação lógica do trabalho. Deve-se propor a questão, explicá-la, discuti-la e demonstrar a solução proposta, dando subsídios para a conclusão.  O desenvolvimento não traz esse título e sim é intitulado pelo assunto da pesquisa e terá tantos subtítulos quantos forem necessários à abrangência do estudo.

2.5-CONCLUSÃO/CONSIDERAÇÕES FINAIS

       A conclusão não é um resumo do trabalho, a conclusão é onde você vai colocar o que você concluiu fazendo o trabalho e tudo o que você aprendeu com o tema. Trata-se de um comentário sobre o trabalho, incluindo opinião e pareceres pessoais.

2.6 REFERÊNCIAS

        Escreve-se todo o sobrenome do autor com letra maiúscula, seguido do nome com a primeira letra maiúscula e deve ser sublinhado ou destacado, colocando-se o número de edição do livro, o local de publicação, a editora, o ano da publicação. Deve seguir ordem alfabética, pelo sobrenome do autor, nos casos de mais de um livro.
Exemplo:
WEISS, Donald. Como Escrever com Facilidade. São Paulo: Círculo do Livro, 1992.

*Quando a fonte de pesquisa for a internet, deve apresentar o título do texto no site, o endereço eletrônico completo e a data de acesso.
Exemplo
A Onda Maldita: como nasceu o Fluminense. Disponível em http://www.actech.com.br/aondamaldita/creditos Acesso em: 13 de out. 2007
Obs.: AS REFERÊNCIAS (bibliografia ou webgrafia) são obrigatórias. Deve ser feita em folha separada, jamais na mesma da conclusão.

2.7 ANEXOS

Mapas, gravuras, tabelas, fotos e todo material relacionado ao tema.


ESTADO DE MATO GROSSO
SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO
ESCOLA ESTADUAL  PROFª. DIONE AUGUSTA SILVA SOUZA
ANO LETIVO - 2015

MODELO DA ESTRUTURA DE TRABALHO ACADÊMICO








LEMBRETES!!


1.      Os trabalhos acadêmicos deverão seguir a estrutura acima;
2.      Trabalhos entregues após o prazo, estipulado pelo professor, não serão aceitos ou terão seu valor alterado.
3.      A pesquisa não é cópia de texto;
4.      Procure seguir a orientação do professor, quanto aos itens a serem abordados no trabalho;
5.      Preocupe-se mais com a qualidade do trabalho do que com a quantidade.
6.      Faça sempre um rascunho para depois passá-lo a limpo.
7.      Em caso de trabalho manuscrito: Use sempre a mesma caneta do começo ao fim do trabalho (azul) e faça letra legível.




Att. Coordenação Pedagógica.


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